top of page

Origens do CEB

            O CEB foi idealizado e montado pelos professores: Mary Garcia Duarte, Maria Luiza Macuco de Prado, Maurílio Antônio Ribeiro Alves e por mim (que tive a incumbência de coordenar a comissão), todos docentes no curso de Biologia desta Faculdade. Muitos alunos também participaram, entretanto a falta de registro me impede de citá-los. Foram inúmeras reuniões noite adentro, nos anos de 1971 e 1972, no prédio do CAFi, onde hoje está instalada a Cantina 605, na rua Amador Bueno.

            Os objetivos principais do CEB podem ser resumidos da seguinte forma:

 

  1. Criar a Semana de Bio-Estudos, permitindo, com isto, que os alunos tivessem contato com as pesquisas realizadas no nosso Departamento e em cursos de Biologia de outras Instituições;

  2. Criar uma revista (idéia que não vingou), em que os alunos pudessem publicar suas opiniões e resultados de possíveis trabalhos práticos e monografia. A idéia central era que a revista fosse enviada para todos os cursos de Biologia então existentes no Brasil, para que um intercâmbio pudesse ser realizado;

  3. Criar condições através de palestras, filmes, peças teatrais (idéia que vingou parcialmente) para que nossos alunos e pessoas da comunidade pudessem tomar contato com a realidade vigente, incorporando os aspectos políticos, sociais e culturais ao curso de Biologia. Este objetivo foi grandemente prejudicado pela situação política da época, não nos permitindo, como é de conhecimento geral, falar sobre assuntos lesivos à imagem da Ditadura instaurada.

 

           Como fruto da criação do CEB , a Semana de Bio-Estudos continua até hoje, felizmente. No início, a Semana de Bio-Estudos era realizada na semana subseqüente ao término das aulas, portanto em Dezembro. Cada setor do Departamento de Biologia (Botânica, Citologia, , Ecologia, Evolução, Fisiologia. Genética, Histologia e Zoologia ) era responsável por um mini-curso, geralmente ministrado nas manhãs da Semana. O fato de cada setor estar presente na Semana de Bio-Estudos era importante pois evitava que os alunos tivessem uma visão parcial da Biologia, ditada pelos modismos já referidos acima. Nas tardes, conferencistas de fora do Departamento ministravam palestras sobre assuntos de interesse para a Biologia.

Em 1991, tivemos a idéia da homenagear a Profa. Maria Madalena Costa Teles, colocando  seu nome no CEB. Homenagem mais do que merecida, para uma professora que tanto se dedicou aos alunos com afinco e competência. Além disso, participou da comissão (junto com o Prof. Carlos Alberto Garófalo e comigo) responsável pela instalação do primeiro curso de Pós- Graduação (Entomologia) de nossa Faculdade.

Depois vieram os outros “centrinhos” e cursos de pós-graduação.

 

Prof. Dr. Fernando Sérgio Zucoloto

            O CEB (Centro de Estudos Biológicos) teve sua origem baseada no desejo de alguns estudantes e professores de criar uma entidade que congregasse alunos, docentes e, na medida do possível, pessoas da comunidade não ligadas à Universidade.

            Pretendia-se que o CEB desempenhasse um papel importante na formação do Biólogo, incluindo temas ligados não apenas à formação profissional, mas também temas ligados às artes, política e cultura de uma forma geral. O objetivo principal era, portanto, suprir uma falha do curriculum do Biólogo (que infelizmente

persiste até hoje), ou seja, tentar fazer com que o estudante de Biologia entendesse a importância de outras áreas para sua formação. Enfim, que o profissional emBiologia tivesse uma formação globalizada, culturalmente falando, e não ser um mero repetidor de técnicas e conceitos.

            Entendíamos também que o estudante não devesse ficar preso aos modismos

da época, ou seja, que ele evitasse dar sempre mais importância às áreas da Biologia que estivessem mais em evidência na mídia. Seria importante entender que estes modismos, embora às vezes importantes, mudariam com o tempo.

 

bottom of page